ebook mercado de trabalho_capa
Cantante, Frederico (2018), O Mercado de Trabalho em Portugal e nos Países Europeus: Estatísticas 2018, Lisboa, Observatório das Desigualdades.
Aceda ao PDF do estudo O Mercado de Trabalho em Portugal e nos Países Europeus
Resumo: 

O principal objetivo do estudo é o de reunir num único documento informação atualizada sobre o mercado de trabalho em Portugal e nos países europeus. Essa compilação permite ao mesmo tempo conhecer com mais precisão alguns indicadores relevantes acerca do mercado de trabalho, perceber certas tendências que nele se vão assumindo e enquadrar a realidade portuguesa com a de países com os quais nos comparamos em múltiplas esferas. O último ano para o qual há informação disponível em relação a Portugal é 2017 e os dados relativos aos países europeus referem-se essencialmente a 2016. Em certos casos apresenta-se informação relativa a anos anteriores por não estarem disponíveis dados mais atualizados.

O estudo centra-se sobre cinco áreas: o emprego, o desemprego, o tempo de trabalho, os salários e as relações laborais. Estas áreas temáticas não esgotam os campos passíveis de serem explorados na análise do mercado de trabalho, o mesmo acontecendo em relação aos indicadores apresentados para cada uma delas. Procurou-se, no entanto, que o naipe de informação disponibilizada fosse o mais completo e abrangente possível.