EUROSTAT: As despesas efectuadas pelos agregados em saúde são compostas por: a) despesas posteriormente reembolsadas pelos organismos da Segurança Social ou por seguros privados; b) contribuições para a Segurança Social; c) prémios referentes a seguros de saúde privados.

Este dado pode ser trabalhado através de duas abordagens: despesas brutas / ilíquidas ou despesas líquidas. A primeira consiste em totalizar a despesa real do agregado, sem subtrair quaisquer possíveis reembolsos futuros pelos organismos de Segurança Social ou seguradoras privadas. Neste caso, as contribuições para a Segurança Social e pagamentos de prémios de seguros privados não são incluídos, uma vez que os reembolsos não são deduzidos. Quando a abordagem é feita através das despesas líquidas, é enfatizada a contribuição efectiva dos agregados familiares, uma vez que se tem em conta a despesa total menos os futuros reembolsos. São também considerados os prémios de seguros privados e as contribuições para a Segurança Social.

Link para glossário do EUROSTAT

Indicadores Associados

Despesas totais em cuidados de saúde

EUROSTAT: Despesas totais em cuidados de saúde dizem respeito à soma das despesas relativas a todas as áreas de saúde; a todos os prestadores de cuidados (hospitais, pessoal médico, etc.); a todas as categorias de funções (bens ou serviços) e a todos os agentes financiadores (segurança social, companhias de seguros privadas, agregados familiares, etc.).

Despesas em cuidados de saúde financiadas pelo governo

EUROSTAT: As despesas em cuidados de saúde financiadas pelo governo incluem todas as unidades institucionais do governo central ou local, bem como os fundos da segurança social registados em todos os níveis de governo. Estão também incluídas as instituições não comerciais e sem fins lucrativos que são controladas e maioritariamente financiadas por unidades do governo.