EUROSTAT: Indivíduos não-nacionais que chegam do estrangeiro ou nacionais que regressam do estrangeiro com a intenção de residir num país durante um certo período de tempo. Este período varia entre um mês para um holandês que regressa à Holanda até 12 meses para qualquer pessoa que entre no Reino Unido.

Link para glossário do EUROSTAT

INSEE: Segundo a definição adoptada pelo Alto Comissariado da Integração (Haut Conseil à l’Intégration), um imigrante é uma pessoa nascida com nacionalidade estrangeira, no estrangeiro, e que reside em França. Os indivíduos nascidos com nacionalidade francesa no estrangeiro e que vivem em França não são contabilizados. As populações estrangeira e imigrante não se confundem totalmente: um imigrante não é necessariamente um estrangeiro e vice-versa, existem estrangeiros que nasceram em França (essencialmente menores). A designação de imigrante é permanente: um indivíduo continua a pertencer à população imigrante mesmo se se tornar francês por aquisição de nacionalidade. É o país de nascença, e não a nacionalidade à nascença, que define a origem geográfica de um imigrante.

Link para glossário do INSEE

Indicadores Associados:

Imigrante Permanente:

INE: Pessoa (nacional ou estrangeira) que, no período de referência, entrou no país com a intenção de aqui permanecer por um período igual ou superior a um ano, tendo residido no estrangeiro por um período contínuo igual ou superior a um ano.

Link para glossário do INE 

Imigrante Temporário:

INE: Pessoa (nacional ou estrangeira) que, no período de referência, entrou no país com a intenção de aqui permanecer por um período inferior a um ano, tendo residido no estrangeiro por um período contínuo igual ou superior a um ano.

Link para glossário do INE 

Taxa bruta de Imigração:

INE: Número de imigrantes permanentes observado durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido à população média desse período (habitualmente expressa em número de imigrantes permanentes por 1000 (10^3) habitantes).

Link para glossário do INE