Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): Medida compósita construída a partir de três dimensões substantivas: longevidade e saúde dos indivíduos, conhecimento e condições de vida. A primeira dimensão é operacionalizada a partir do indicador esperança média de vida; a segunda com base no número médio de anos escolaridade e nos anos de escolaridade esperados; as condições de vida dos indivíduos são medidas através do produto nacional bruto  (PNB) per capita.

Informação complementar:

Esperança de vida à nascença: Número de anos que um recém-nascido pode esperar viver se os padrões da taxa de mortalidade por grupo etário verificados na altura do nascimento perdurarem. ao longo da vida da criança.

Número médio de anos de escolaridade: média de número de anos de educação escolar recebida pelas pessoas com 25 ou mais anos. O número de anos médios é calculado a partir dos níveis de escolaridade concluída pela população em causa, tendo em linha de conta a duração oficial de cada nível de ensino.
Anos de escolaridade esperados: número de anos de escolaridade que uma criança com idade para iniciar o seu trajecto escolar pode esperar alcançar se os padrões de inscrição escolar por grupo etário registados nesse momento persistirem ao longo da vida da criança.

Produto Nacional Bruto (PNB): rendimento agregado de uma economia gerado pela sua produção e pelo controlo dos factores de produção, descontando os rendimentos pagos pelo uso dos factores de produção detidos pelo resto do mundo.

Mais informação sobre o IDH