Carmo, Renato Miguel do; Inês Tavares; e Ana Filipa Cândido (orgs.) (2022), Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia, Lisboa, Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte

Resumo

Partindo de um olhar reflexivo sobre o presente, este livro pretende pensar o futuro, tanto no pós-pandemia como além dele, lançando pistas acerca de políticas públicas promotoras de igualdade e de justiça social. Apresenta-se também como um livro para a ação, no sentido em que parte de perspetivas críticas, com o intuito de compreender o modo como evoluíram as desigualdades em cada um dos temas abordados, avançando para a enunciação de políticas públicas impulsionadoras de maior igualdade social no médio e longo prazo.

A pergunta que serviu de mote para a elaboração de cada capítulo é a mesma que surge como título do livro: “Que futuro para a igualdade?”. Os contributos aqui reunidos tentam esboçar caminhos plausíveis para uma sociedade menos desigual e mais justa, isto é, uma sociedade que funcione bem para todas as pessoas. Aborda temas como as políticas de igualdade, a cultura, o emprego, a saúde, a habitação e a educação, mas também outros menos clássicos como a financeirização da economia, do Estado e da sociedade, o regime dos cuidados, as desigualdades de género e da orientação sexual, as migrações, as desigualdades étnico-raciais e sociolinguísticas, as alterações climáticas, e uma abordagem filosófica sobre o transhumano e o pós-humano.

 

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Vídeos de apresentação do livro por Sara Falcão Casaca