logo_observatorio_fundo_branco
foto_newsletter_cabecalho

BALANÇO DA RUBRICA

UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE A COVID-19

#19 IMPACTOS E DESAFIOS

nl-capa
Fazendo um balanço à Rubrica que o Observatório das Desigualdades promoveu nos últimos três meses, Ana Filipa Cândido analisa os impactos da Covid-19 e Inês Tavares os desafios para o futuro que a pandemia despoletou.
Consulte também os restantes vídeos da Rubrica:

NOVOS INDICADORES

Despesa corrente em saúde
Camas dos hospitais
Esperança de vida
Despesa de investigação e desenvolvimento (I&D)
Anos de vida saudável

RECENSÕES

DESTAQUE-LIVRO-SITE

“O Risco da Desigualdade” de Frederico Cantante

Este livro oferece uma revisão teórica e empírica abrangente sobre a problemática da desigualdade, um estudo profundo da sua evolução em Portugal a partir do topo, e uma reflexão sobre a capacidade redistributiva da tributação, duma forma acessível ao público geral, mas também relevante para os estudiosos destes temas.
O risco da desigualdade é mais do que uma coletânea de evidências sobre as causas e consequências das desigualdades económicas, e muito mais do que um simples diagnóstico da evolução recente das desigualdades de rendimento. Nesta obra, Frederico Cantante democratiza a sua inovadora tese de doutoramento em Sociologia onde investiga as desigualdades socioeconómicas do topo em Portugal, com enfoque nos rendimentos do trabalho, redistribuição e fiscalidade. Ler mais

NOTÍCIAS

gendersocialnormsindex
O Relatório do Desenvolvimento Humano (2019) reconhece que o progresso no sentido da igualdade de género tem abrandado nos anos mais recentes (ver figura 4.3 do relatório). Este facto é justificado por duas ordens de razão: primeiramente, as mulheres revelam um progresso desigual quando comparadas as capacidades básicas e avançadas adquiridas, constatando-se uma maior desigualdade de género nas últimas; e, segundamente, os estereótipos e preconceitos de género, frequentemente, reforçam e explicam estas desigualdades ao basearem-se em crenças sobre o que os outros fazem ou pensam que devem fazer, orientando, assim, ações capazes de restringir o comportamento dos homens e mulheres. Ler mais
Captura de ecrã 2020-07-01, às 17.26.16
Saiu o webdocumentário Demasiado Novo Para Ser Velho, que aborda histórias de pessoas desempregadas que os números do desemprego não contam.
O webdocumentário, realizado pela Bagabaga Studios, é inspirado no livro "A Miséria do Tempo", dos investigadores Renato Miguel do Carmo e Maria Madalena d'Avelar.

PUBLICAÇÕES
Observatório das Desigualdades

DesigualdadesSociaisCapaFrente-1320x1850
Desigualdadesquestaofrente
ebook-mercado-de-trabalho_capa1-1
Desigualdades-no-Sistema-Educativo
facebook twitter youtube email 
MailPoet