Eurostat: Paridade de Poder de Compra Padrão, ou PPS (Purchasing Power Standard), é uma unidade monetária artificial. Teoricamente, uma PPS permite comprar a mesma quantidade de bens e serviços em todos os países. Contudo, as diferenças de preços entre os países fazem com que para se comprar os mesmos produtos e serviços são necessárias em cada país diferentes quantidades de moeda nacional. Uma PPS assenta na divisão de um dado agregado económico de um país na moeda nacional pela respectiva Paridade de Poder de Compra, PPC (Purchasing Power Parities, PPP). O PPS é o termo técnico utilizado pelo Eurostat para nomear a moeda comum nas quais as contas nacionais agregadas são apresentadas quando ajustadas pelas diferenças de preços que resultam da aplicação do deflactor PPP. Neste sentido, as PPP’s podem ser interpretadas como sendo a taxa de câmbio da moeda artificial  PPS em relação ao Euro.

Link para glossário do Eurostat

OCDE: Paridades do poder de compra (Purchaising Power Parities) são as taxas de câmbio de diferentes moedas que permitem harmonizar o poder de compra relativo a diferentes moedas através da eliminação das diferenças nos níveis de preços em diferentes países. Na sua forma mais simples as paridades de poder de compra são simples preços relativos que mostram o rácio dos preços nas moedas nacionais para o mesmo bem ou serviço em diferentes países..

Link para glossário da OCDE

OCDE – SNA: A paridade do poder de compra (PPP) é um preço relativo que mede o número de unidades monetárias do país B que são necessárias nesse país para comprar a mesma quantidade de um bem ou serviço individual que uma unidade monetária do país A compraria no país A.

Link para glossário da OCDE 

INE: “Paridades de Poder de Compra ou PPC (PPP em inglês) são deflacionadores espaciais e conversores monetários que eliminando os efeitos das diferenças nos níveis dos preços entre países, permitem comparações em volume das componentes do PIB bem como dos níveis dos preços. Por PPS ou Paridade de Poder de Compra Padrão (Purchasing Power Standard, no original inglês) entende-se a unidade monetária comum artificial de referência utilizada na União Europeia para expressar o volume dos agregados económicos para efeitos das comparações espaciais, de modo a eliminar as diferenças no nível dos preços entre países. Em termos práticos, PPS é a designação dada pelo Eurostat para esta “unidade artificial” no qual as PPC e as despesas finais em termos reais são expressas, isto é, “Euro baseados em UE 27 ou outra combinação”. “Euro baseados em UE 27″ são Euro que têm o mesmo poder de compra no espaço da União Europeia a 27. O seu poder de compra é uma média ponderada do poder de compra das moedas nacionais de todos os estados membros da União Europeia, reflectindo o nível de preços médio na referência UE 27 ou, mais precisamente, a média ponderada dos níveis de preços dos estados membros”.