O tema Desigualdades na Imigração e Trajetórias Escolares enquadra-se no projeto (des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes, coordenado pela Profª Doutora Teresa Seabra e em articulação com a equipa do Observatório das Desigualdades.
Sabe-se que o desempenho escolar (medido pelas taxas de transição e pelo encaminhamento para vias não regulares de ensino) é bastante variável de acordo com a nacionalidade em causa. Todavia, não é possível conhecermos o impacto que produz nestes resultados um conjunto de variáveis preditoras dos mesmos, como são as condições socioeducativas dos progenitores, o sexo do aluno ou a composição socioétnica da escola e da turma que frequentam.
Neste sentido, foi possível estabelecer um protocolo entre o CIES-IUL e a DGEEC/MEC que torna possível a disponibilização regular (anual) da informação estatística recolhida pelo MEC no que se refere aos alunos que têm origem na imigração, na forma de micro dados. Com recurso a esta informação, pretende-se explorar esta realidade, traçando um retrato da escolarização destas crianças e jovens ao longo da presente década no nosso país.