O tema Desigualdades na Imigração e Trajetórias Escolares enquadra-se no projeto (des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes, coordenado pela Profª Doutora Teresa Seabra e em articulação com a equipa do Observatório das Desigualdades.

Sabe-se que o desempenho escolar (medido pelas taxas de transição e pelo encaminhamento para vias não regulares de ensino) é bastante variável de acordo com a nacionalidade em causa. Todavia, não é possível conhecermos o impacto que produz nestes resultados um conjunto de variáveis preditoras dos mesmos, como são as condições socioeducativas dos progenitores, o sexo do aluno ou a composição socioétnica da escola e da turma que frequentam.

Neste sentido, foi possível estabelecer um protocolo entre o CIES-IUL e a DGEEC/MEC que torna possível a disponibilização regular (anual) da informação estatística recolhida pelo MEC no que se refere aos alunos que têm origem na imigração, na forma de micro dados. Com recurso a esta informação, pretende-se explorar esta realidade, traçando um retrato da escolarização destas crianças e jovens ao longo da presente década no nosso país.

Explore as funcionalidades dos indicadores. Estes contêm quadros e figuras interativas. Nos quadros é possível procurar determinados países e/ou outras categorias. Nas figuras também está disponível a seleção de categorias, ou seja, pode alterar as figuras de modo a exibirem apenas a informação que necessita. Complementarmente, a passagem do cursor pelas figuras permite visualizar os valores das barras, linhas, entre outros.

Os alunos de nacionalidade estrangeira nos ensinos básico e secundário em Portugal Continental (2011/12 a 2016/17): matrículas e modalidades de ensino

Elaborado por Ana Filipa Cândido e Teresa Seabra   Alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino   Após 1974, Portugal tornou-se essencialmente um país de imigração, pelo menos até 2008, quando, nas circunstâncias de uma crise económica global e com o agravamento das condições de vida dos portugueses devido às políticas de austeridade, a emigração…

Ler mais