O tema Habitação resulta da colaboração do Observatório das Desigualdades com as atividades desenvolvidas no projeto HOPES – Perspetivas e lutas em torno da habitação: Movimentos, políticas e dinâmicas residenciais em e para além de Lisboa, coordenado por Guya Accornero (CIES-IUL) e Simone Tulumello (ICS-ULisboa) e financiado pela FCT (PTDC/GES-URB/28826/2017). Os indicadores sobre este tema têm sido analisados pela investigadora Alda Botelho Azevedo também no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Indicadores de Desigualdades Sociais, enquadrado no Conselho Superior de Estatística.

Em Portugal, no período pós-crise financeira global de 2007-8, o aumento das tensões entre a procura, as políticas públicas e as dinâmicas do mercado, colocaram a habitação num papel de destaque na sociedade civil, no meio académico e no contexto político. Das transformações recentes surgiu a necessidade de melhor conhecer as desigualdades no acesso e segurança económica na habitação e nas condições habitacionais. Por conseguinte, com base num conjunto de indicadores-chave e privilegiando, sempre que possível, a análise da sua evolução e territorialização, procuram identificar-se os principais fatores de risco de desigualdades na habitação bem como os sub-grupos populacionais em situação de particular vulnerabilidade por forma a contribuir para a produção e difusão de conhecimento rigoroso e atualizado sobre as desigualdades na habitação em Portugal.

Explore as funcionalidades dos indicadores. Estes contêm quadros e figuras interativas. Nos quadros é possível procurar determinados países e/ou outras categorias. Nas figuras também está disponível a seleção de categorias, ou seja, pode alterar as figuras de modo a exibirem apenas a informação que necessita. Complementarmente, a passagem do cursor pelas figuras permite visualizar os valores das barras, linhas, entre outros.