Entrevista a Ana Drago

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos Ana Drago a refletir sobre os impactos desta crise no setor da Habitação.  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por parte dos…

Ler mais

Entrevista a João Teixeira Lopes

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos João Teixeira Lopes a refletir sobre os impactos desta crise no Ensino Superior.  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por parte dos…

Ler mais

Entrevista a Manuel Carvalho da Silva

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos Manuel Carvalho da Silva a refletir sobre o impacto desta crise no trabalho.  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por parte dos…

Ler mais

Entrevista a Rui Pena Pires

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos Rui Pena Pires a refletir sobre os impactos desta crise na Democracia e nas Desigualdades. Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por…

Ler mais

Entrevista a Sofia Aboim

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos Sofia Aboim a refletir sobre os impactos desta crise na família e nas questões de género.  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental…

Ler mais

Entrevista a Susana da Cruz Martins

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos Susana da Cruz Martins a refletir sobre os impactos desta crise na Educação  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por parte dos…

Ler mais

Entrevista a José Soares Neves

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos José Soares Neves a refletir sobre os impactos desta crise no setor da Cultura.  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por parte…

Ler mais

Entrevista a Tiago Correia

No âmbito da rubrica “Um Olhar Sociológico Sobre a Crise COVID-19” convidámos Tiago Correia a refletir sobre os impactos desta crise na saúde.  Neste momento as sociedades atravessam uma crise profunda e singular provocada pela pandemia de COVID-19. O atual período de quarentena representa um esforço monumental por parte dos indivíduos e…

Ler mais

Entrevista a Jorge Malheiros

No âmbito do evento Desigualdades, Educação e Imigração: Diagnósticos e Políticas, entrevistámos Jorge Malheiros sobre um conjunto de problemáticas abordadas ao longo do mesmo.  Geógrafo, doutorado, professor associado e investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG, IGOT-ULisboa). Tem participado e coordenado projetos de pesquisa no domínio das migrações, da demografia, da integração…

Ler mais

Entrevista a Teresa Seabra

No âmbito do evento Desigualdades, Educação e Imigração: Diagnósticos e Políticas, entrevistámos Teresa Seabra sobre um conjunto de problemáticas abordadas ao longo do mesmo.  Socióloga, doutorada e professora auxiliar do Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Dirige atualmente este departamento e coordena, desde 2001-2002, o Mestrado em Educação…

Ler mais

Entre o assistencialismo e a ruptura da reprodução familiar da pobreza: o RSI em análise. Entrevista a Eduardo Vítor Rodrigues

Eduardo Vítor Rodrigues é Professor Auxiliar no Departamento de Sociologia e Investigador no Instituto de Sociologia da FLUP. É especialista nas áreas da Sociologia da Pobreza, Sociologia Política, Estado, Políticas Sociais e Desenvolvimento. É autor do livro Escassos Caminhos: os Processos de Imobilização Social dos Beneficiários do Rendimento Social de…

Ler mais

Exclusão e revolta social nos países do Médio Oriente e Norte de África. Entrevista a Tobias Schumacher

Tobias Schumacher é investigador do CIES-IUL. É especialista em Relacionais Internacionais, política internacional, assuntos Euro-Mediterrânicos e em questões políticas do Médio Oriente e Norte de África.   Observatório das Desigualdades: Você defende que os regimes do Médio Oriente e Norte de África conciliam medidas políticas de inclusão e exclusão. Pode enumerar…

Ler mais

Casamento entre pessoas do mesmo sexo: uma primeira chave para abrir armários. Entrevista a Miguel Vale de Almeida

Miguel Vale de Almeida é antropólogo de formação, Professor universitário, investigador, activista do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero) e integra actualmente o grupo parlamentar do Partido Socialista. Tem várias obras publicadas na área da Antropologia do género e da sexualidade, a última das quais intitulada A Chave do…

Ler mais

Doenças reumáticas limitam qualidade de vida e o trajecto no mercado de trabalho: entrevista a Luís Cunha Miranda

Luís Cunha Miranda é reumatologista, médico do trabalho e director clínico adjunto do Instituto Português de Reumatologia. Tem feito investigação na área das doenças reumáticas, nomeadamente o estudo da incidência deste tipo de doenças na população activa em Portugal (estudo PROUD, Prevalence of Rheumatic Occupational Diseases). Tem também chamado a…

Ler mais

A sociedade do conhecimento. Entrevista a Patrícia Ávila

Patrícia Ávila é socióloga, professora do Departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE e investigadora do CIES-ISCTE. Tem integrado projectos de investigação nacionais e internacionais sobre literacia, e soma algumas publicações nesta área, entre elas a sua tese de doutoramento “A Literacia dos Adultos” (Celta editora, 2008).   O conceito de…

Ler mais

Entrevista a Carlos Farinha Rodrigues

Entrevista a Carlos Farinha Rodrigues Em entrevista publicada no suplemento de economia do jornal Público, Carlos Farinha Rodrigues avança alguns novos dados sobre as desigualdades de rendimento em Portugal.   «O grande motor da desigualdade tem sido a desigualdade salarial. Os salários representam 50 por cento (ou mais) dos rendimentos…

Ler mais