Trabalhadores migrantes a contrato (Contract migrant workers):

EUROSTAT/ ILO (International Labour Office): indivíduos a trabalhar num país que não o seu, com um contrato que estabelece os limites do período de tempo durante o qual estão empregados e a especificidade do trabalho que executam. Uma vez admitidos, os trabalhadores imigrantes a contrato não poderão mudar de trabalho e é expectável que abandonem o país aquando do término do contrato, independentemente da continuidade ou não do trabalho que executam. Embora a renovação deste tipo de contratos seja por vezes possível, a partida do país onde estão empregados pode ser obrigatória antes do início do prazo para renovação do laço contratual.

Link para glossário do EUROSTAT 

Trabalhadores migrantes estabelecidos (Established migrant workers):

EUROSTAT/ ILO (International Labour Office): trabalhadores migrantes que, após permanecerem alguns anos no país onde estão empregados, obtiveram permissão de residência a título indefinido e permissão para trabalharem sem limitações nesse país. Os trabalhadores migrantes estabelecidos não necessitam de sair do país onde trabalham quando ficam em situação de desemprego e é-lhes possível trazerem para junto de si os familiares directos, desde que estejam garantidas algumas condições de trabalho e habitação.

Link para glossário do EUROSTAT

Trabalhadores migrantes temporários (Temporary migrant workers):

EUROSTAT/ ILO (International Labour Office): indivíduos admitidos num país que não o seu com o propósito de trabalharem, por um período de tempo limitado, numa actividade / trabalho específico. Estes trabalhadores migrantes temporários podem mudar de empregadores e terem as suas licenças de trabalho renovadas sem necessitarem de sair do país onde estão empregados.

Link para glossário do EUROSTAT

Trabalhadores migrantes sazonais (Seasonal migrant workers):

EUROSTAT/ ILO (International Labour Office): indivíduos empregados num país que não o seu durante uma parte do ano, visto que o trabalho que executam se encontra dependente de condições sazonais.

Link para glossário do EUROSTAT