Indicadores associados

Despesa pública em educação

EUROSTAT: Despesa total pública em educação, expressa em percentagem do PIB. Geralmente, o sector público financia a educação quer pelo suporte directo às despesas correntes e capitais das instituições de educação, quer pelo apoio prestado aos estudantes e famílias, através de bolsas de estudo e empréstimos públicos, bem como pela transferência de subsídios públicos, destinados a actividades educativas, para empresas privadas ou organizações sem fins lucrativos. A soma destes dois tipos de transacções é registada com despesa pública total em educação.

Despesa anual em instituições de educação públicas e privadas por aluno ( poderada de acordo com o PIB per capita)

EUROSTAT: Relaciona os recursos (por exemplo despesas em pessoal, outras despesas correntes ou capitais) que são dirigidas para a educação em instituições públicas e privadas com o bem-estar económico geral de um país. É baseado em matrículas no sistema de ensino, equivalentes a tempo inteiro. A utilização do PIB per capita permite a comparação de níveis de actividade económica em economias de diferentes dimensões (per capita), independentemente dos seus níveis de preços (PPS)”

Despesa anual em instituições de educação públicas e privadas por aluno (quantificada na unidade monetária comum artificial Paridade do Poder de Compra Padrão)

EUROSTAT: Mede as despesas feitas pelo governo a nível central, regional e local, por agregados domésticos privados, por instituições religiosas e por empresas, por cada aluno. Estão incluídas as despesas em pessoal e outras despesas correntes.