Contra-capa:

Apesar do enorme avanço que Portugal conheceu nas últimas cinco décadas, quer em termos de desenvolvimento económico, quer do contínuo crescimento e consolidação dos sistemas públicos de educação, de saúde e de segurança social, o mercado de trabalho atual continua a confrontar-se com debilidades estruturais que afetam as condições laborais e socioeconómicas de um conjunto alargado de trabalhadores, especialmente dos mais jovens.

Jovens e o Trabalho em Portugal: desigualdades, (des)proteção e futuro resulta de uma série de análises e reflexões em torno dos resultados de um inquérito à população jovem realizado em parceria entre o Observatório das Desigualdades e o Observatório do Emprego Jovem. A partir da exploração de uma amostra composta por mais de cinco mil inquiridos, abordam-se aqui as diferentes formas de inserção e de participação dos jovens no mercado de trabalho, e as modalidades de proteção social no emprego a que recorrem ou acedem. Os resultados demonstram que os diferentes meios e origens sociais condicionam as aspirações e as oportunidades, e que a pertença a distintas categorias sociais representa um atributo não só gerador de diferenciação social, mas produtor de fortes níveis de desigualdade entre os jovens.

O presente livro avança ainda com prioridades de atuação das políticas públicas, para que estas sejam cada vez mais eficazes na resposta aos desequilíbrios e às tendências identificadas.

 

Comprar livro
image_pdfVersão PDF