Seabra, Teresa; Ana Filipa Cândido; e Inês Tavares (orgs.) (2023),Atlas dos Alunos Com Origem Imigrante: Quem São e Onde Estão nos Ensinos Básico e Secundário em Portugal, Lisboa, Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte

RESUMO

Não existe conhecimento aprofundado sobre quem são e onde estão os alunos com origem imigrante no sistema de ensino português. Os dados oficiais comummente disponibilizados pelas entidades públicas informam apenas sobre a nacionalidade dos alunos do território nacional, sub-representando a realidade migratória nacional nas escolas portuguesas, o que pode enviesar, positiva ou negativamente, a leitura que se faz da mesma, bem como as políticas públicas idealizadas. Em Portugal existe uma escassez de estudos de carácter extensivo que retratem as características sociodemográficas e a localização no território nacional dos alunos com origem imigrante.

Neste quadro, o Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os alunos com origem na imigração, conhecendo o seu perfil sociodemográfico e a sua localização no território nacional. Analisa-se em que medida existem (des)continuidades entre as condições sociais destes alunos e as dos seus pares autóctones e, tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, explora-se de que modo estas mesmas condições variam conforme a origem nacional, o tipo de ascendência e o estatuto geracional dos alunos com origem imigrante. Este Atlas tem como base microdados cedidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes a todos osalunos inscritos nos ensinos básico e secundário da rede pública em Portugal continental na segunda década dos anos 2000. Numa primeira fase, analisa-se o conjunto dos alunos com origem imigrante e, numa segunda fase, é detalhada a informação relativa aos alunos que têm origem nacional dos 18 países mais representados nas escolas portuguesas.

 

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

image_pdfVersão PDF